Eixos de Ação: Articulação

Reunião de Articulação

Esta ação constitui-se como um fórum permanente de debates para as comunidades, promovendo a integração entre os grupos de Jongo/ Caxambu e o câmbio de experiências entre representantes institucionais, lideranças jongueiras, professores e alunos da Universidade Federal Fluminense e convidados.

A pauta das reuniões privilegia os principais problemas enfrentados pelas comunidades jongueiras, o acompanhamento das ações propostas no programa, o fortalecimento do Coletivo de Jongueiros do Sudeste, a reflexão permanente sobre a salvaguarda do jongo e a deliberação de ações no âmbito do Pontão.


15ª Reunião de Articulação do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu (23, 24 e 25 de Março de 2012)
Museu da República (Catete/RJ)


Na roda: Luiz Carlos Rodrigues dos Santos (Caxambu Renascer de Vassouras-RJ) e Maria Nossa (Carangola-MG)


Na roda: Maria de Fátima da Silveira Santos (Jongo de Pinheiral-RJ) e Luiz Carlos Rodrigues dos Santos (Caxambu Renascer de Vassouras-RJ). Ao fundo, Laudeni de Souza (Grupo Mistura da Raça - São José dos Campos-SP)

 

Instituição de prêmios para as comunidades Jongueiras

No intuito de viabilizar ações específicas das comunidades integrantes do Programa, instituiu-se o Concurso de Prêmio do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. A cada edição um mestre jongueiro é escolhido para dar nome ao concurso prêmio, como forma de homenagear a sabedoria dos mais velhos.

Entende-se por iniciativa atividades realizadas pelos grupos de Jongo/Caxambu nas comunidades: os encontros para tocar, dançar, cantar, contar histórias; produção de material audiovisual, produção de artesanato, organização de festejos e celebrações; as ações de intercâmbio entre os grupos de Jongo/Caxambu, como a realização de visitas e eventos em conjunto com outros grupos para a troca de saberes e experiências; por fim, as ações que se destinam à adequação e infra-estrutura de espaço de funcionamento do grupo, compra e/ou manutenção de equipamentos, compra de materiais, formalização/legalização de grupos, despesas operacionais das sedes dos grupos.

Concurso Prêmio -  Edição “Mestre Rozaú” – Angra dos Reis (RJ)

"O jongo é melhor brincadeira que tem. Se precisar eu canto e danço a noite inteira sem parar, pois essa brincadeira é a que mais gosto...”

Nascido em Mambucaba, Angra dos Reis, no ano de 1943, Rozaú Bernardo é o filho mais velho entre os 12 gerados da união matrimonial entre Alcides José Bernardo e Maria José de Carvalho Bernardo, ambos pequenos lavradores do bairro de Mambucaba.
Casado com Elizabete Arcênio Bernardo com quem tem nove (09) filhos, cinco (05) netos e três (03) bisnetos, atualmente,  mora na Gamboa do Belém.
Jongueiro de raiz, Rozaú é admirado por nós, entre outras coisas, pela sua capacidade de versar e de desatar os pontos de jongo que lhe são destinados. É sem dúvida um dos mais sábios jongueiros que temos em Angra dos Reis.

(Por Délcio José Bernardo)


Premiação da iniciativa “Cultivando a Tradição Jongueira” – São José dos Campos/SP
Tia Maria do Jongo (Grupo Jongo da Serrinha/Madrinha do Pontão) e Laudeni de Souza (Liderança Grupo Mistura da Raça)
 


Premiação da iniciativa “Jongo: o prazer de jongar de velhos e crianças”– Angra dos Reis/RJ
Angélica Souza Pinheiro (ARQUISABRA - Grupo de Jongo do Quilombo Santa Rita do Bracuí-RJ) e Carlos Fernando de Andrade (Superintendente Estadual do Iphan no Rio de Janeiro)


Premiação da iniciativa “Barra do Piraí ainda é Terra do Jongueiro”
Arakem (Diretor Social do Clube Renascença - Andaraí) e Eva Lúcia (Liderança do grupo Sementes d’África-Barra do Piraí-RJ)

Concurso Prêmio -  Edição “Mestre Dudu” – Campinas (SP)

“Premiação da iniciativa “Cultivando a Tradição Jongueira”
Mestre Dudu, Laudeni de Souza (Liderança do grupo Mistura da Raça – São José dos Campos – SP) e Márcia Cunha (Liderança do grupo Mistura da Raça – São José dos Campos – SP)

Concurso Prêmio -  Edição “Mestra Mãe Zeferina” (Zeferina Nascimento) Quilombo São José- Valença (RJ)

Assista ao filme: “Mãe Zeferina: amor e orgulho do povo negro”