7ª Reunião de Articulação de Jovens Lideranças Jongueiras reúne jovens em Pinheiral

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, a Casa do Jongo, em Pinheiral, região sul fluminense, esteve em clima de festa. Vindos de diversas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo, mais de vinte jovens lideranças jongueiras, junto à equipe do Pontão de Cultura Jongo/Caxambu, fizeram da cidade ponto de encontro para a realização da 7º Reunião de Articulação da Rede de Jovens Lideranças Jongueiras, a primeira deste ano. No encontro, foram discutidos assuntos pertinentes ao universo desses jovens, desde discussões ligadas ao jongo e ao preconceito racial até a questão do uso de software livre.

No dia da chegada, os jovens foram recepcionados com atividades que promoviam um melhor conhecimento de si mesmos e dos colegas. Todos os presentes foram entrevistados e também entrevistadores. Perspectivas e projetos de vida foram o foco principal da conversa, registrada em vídeo por alguns dos jovens, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nos quatro Seminários de Audiovisual que acontecerem ao longo do ano passado.

Sábado, segundo dia do encontro, foi um dia de reuniões e debates. As pretensões da Rede para 2014 foram discutidas e a delimitação da idade máxima para participar dela foi o assunto principal da roda. “É muito importante delimitar a idade máxima de participação da Rede, pois é preciso que ela se mantenha composta por jovens para que continue voltada para a própria juventude.”, afirmou Suellen Tavares, 25, jovem liderança da Serrinha. As comunidades representadas na reunião deram seus informes e um debate sobre preconceito racial, religiosidade, e jongo foi mediado por Maria de Fátima, a Fatinha, liderança jongueira de Pinheiral e por Geraldinho, integrante do grupo e professor de História na região. Também se conversou sobre o filme da Rede e sobre software livre.

Roda de conversa no sábado de manhã. Entre os assuntos, o uso do software livre

Pinheiral terá em seu laboratório de informática uma base de edição

A Comissão de Edição, composta por cinco jovens, decidiu as datas para o início do trabalho de montagem do filme da Rede, previsto para ser lançado ainda esse ano. Pinheiral, por ser a cidade mais próxima dos lugares onde os membros da Comissão de Edição moram e por sediar um ponto de cultura já equipado, deverá ter seu laboratório de informática reformado em breve, para agilizar o trabalho no filme. Uma roda de conversa foi formada para debater o uso do Software Livre. Segundo Taís Lobo, bolsista do Pontão no Núcleo de Imagem, esse tipo de Sistema Operacional é uma ferramenta e um posicionamento político, pois representa autonomia e fuga da lógica empresarial. O laboratório de Pinheiral será o primeiro a ter o sistema instalado. A intenção é que, no futuro, todas as comunidades tenham seus próprios laboratórios com Software Livre.

Comissão de Edição em reunião

No domingo, as ações do Programa de Extensão Universitária 2014 - a ProExt - foram apresentadas por João Alípio e Andrieve Martins, bolsistas do Pontão de Cultura. No projeto deste ano, pretende-se realizar mais duas reuniões de articulações, um seminário na UFF, promover um estreitamento na relação dos jovens jongueiros com professores de Ensino Médio e, entre outras atividades, a criação de uma disciplina sobre Jongo/Caxambu no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. A disciplina tem como objetivo promover um diálogo entre os detentores deste patrimônio imaterial e a universidade.

Apresentação das ações da ProExt

Próxima reunião já tem local definido

Também no último dia da 7º Reunião de Articulação da Rede de Jovens Lideranças Jongueiras, foi decidido o cronograma das próximas atividades. A oitava edição já tem data marcada e, por sugestão de Jéssica Fernandes acatada pela grande maioria, Porciúncula, noroeste fluminense, será a cidade que receberá os jovens. Durante todo o final de semana, entre uma reunião e outra, as rodas de jongo marcaram o encontro, relembrando a união que o jongo, patrimônio imaterial brasileiro, promove.

Adriana opera a câmera: filmagens para o filme da Rede

Estiveram representadas no encontro as comunidades de Arrozal, com Pedro Augusto e Kaian da Cruz; Barra do Piraí, com Uelson da Silva; Campinas, com Lucas Rodrigues; Miracema, com Carlos Magno, Udson da Silva, Wiverson de Jesus; Pinheiral, com Wandler dos Santos, Bárbara Tavares, João Paulo, Sergio Badauê; Porciúncula, com Adriana Aparecida, Francine Roberta e Adriana Aparecida; Quilombo Santa Rica do Bracuí, com Amanda de Souza, Ana Beatriz da Silva, Jussara de Souza, Jéssica Amaral; São José dos Campos, com Luciana dos Santos; Serrinha, com Laila de Souza e Suellen Tavares; Vassouras, com Luan de Oliveira e Marlon Lopes.