Você está aqui
Início ›II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano
Nos dias 16 a 19 de agosto, o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu e quinze lideranças jongueiras do sudeste participaram da II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, com apresentações nas cidades de Salvador, Santo Amaro da Purificação e Irará.
Realizado pela Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba), o evento promoveu rodas de conversa, atrações musicais, oficinas e seminários voltados para a reflexão acerca de patrimônios culturais, de matriz africana e indígena, como o samba de roda, o jongo, o coco e o carimbó.
Antecedida por oficinas e uma roda de conversa na Casa do Benin, situada no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, a abertura oficial aconteceu no Teatro SESC Pelourinho, 16/08, com apresentações de jongo e samba de roda. No dia seguinte, a Casa do Samba, em Santo Amaro da Purificação, sediou a mesa redonda “Patrimônio Imaterial: o que é?”, com representantes do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, do Pontão de Cultura Ibaô, da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, da Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro, além de mestres de Capoeira, de Jongo e de Carimbó. As atividades do dia se encerraram com apresentações no Teatro Dona Canô.
No dia 18, em Irará, o grupo se reuniu com Rafael Fontes, Diretor de Cultura da cidade, e participou de uma entrevista na Rádio Comunitária Irará FM 104,9. No principal centro comercial da região, foram promovidas oficinas e atrações culturais, com a presença dos jongueiros do Sudeste, o Coco do Nordeste e as Burrinhas de Irará, tradição preservada desde a década de 1960 por Antônio Cardoso, de 76 anos, conhecido como Seu Dinê das Burrinhas. A equipe retornou ao Rio de Janeiro no dia 19, com saudades da Bahia e muita história para contar.
Veja Mais