PROEXT: Relatos do Pontão

por Gabriela Moscardini

O Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu se apresentou nessa quarta-feira, 18, no encontro “Políticas Públicas de Extensão Universitária – o PROEXT na UFF”. Com espaço reservado na mesa “Relatos de Experiências do PROEXT: O perfil da extensão na UFF”, o Pontão esteve representado pela coordenadora Elaine Monteiro e por Suellen Tavares, jovem liderança jongueira da Serrinha.

Elaine Monteiro expôs alguns objetivos e ações do Pontão, entre elas, a bem sucedida parceria com a Rede de Jovens Lideranças Jongueiras do Sudeste.  A participação da juventude no projeto é de forte importância e começou de maneira mais efetiva após a percepção da necessidade de união dessas duas frentes: a juventude e a extensão. “O objetivo é partilhar nossos espaços, nossos recursos e saberes com a comunidade”, afirma a coordenadora.

A presença de Suellen enriqueceu ainda mais a apresentação do projeto do Pontão, que reiterou em sua fala a importância desse debate e politização da juventude jongueira. Nos encontros de jovens que o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu organiza junto a Comissão Coordenadora da Rede de Jovens Lideranças Jongueiras, a consciência política é pauta principal. “Buscamos sempre discutir políticas públicas, discutir territorialidade, sexualidade, identidade”, lembra Suellen.

O Pontão de Cultura também falou um pouco da nova atividade que está em desenvolvimento, a disciplina “Jongo/Caxambu: Patrimônio Afro-brasileiro na Universidade”, e o público demonstrou bastante interesse sobre esse troca de saberes entre universidade e comunidades.

Foi exibido um trecho do filme “Saravá, jongueiro novo”, que será lançado ainda este ano em uma coletânea de DVDs, produzidos pelo projeto de extensão.

*O PROEXT, Programa de Extensão Universitária tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas, como é o caso do Pontão.